Independência Jornalística: Publique Aqui.
Bitcoin: Loading...
Ethereum: Loading...
Ripple: Loading...
Cardano: Loading...
Solana: Loading...
SPY: Loading...
IVV: Loading...
VOO: Loading...
QQQ: Loading...
VTI: Loading...

Sections

Countries

LinkedIn Telegram E-mail

Trump Lança Moeda: Mil Dólares Para Quem Arrumar As Malas e Sair dos States

A ideia peculiar do Presidente dos EUA para incentivar saídas voluntárias – será que pega ou é só mais uma para o boneco?

Manoel Filipe Carvalho Manoel Filipe Carvalho Jornalista de Política Nacional e Internacional | Porttugal
3 Minutos
2025-05-05 18:53:00
Trump Lança Moeda: Mil Dólares Para Quem Arrumar As Malas e Sair dos States

Bem, agarrem-se aos sofás, que há mais uma daquelas do outro lado do Atlântico, com o Tio Sam no centro da coisa. O Presidente dos EUA, Donald Trump, veio com esta – no meio daquela bronca toda da imigração que tanto o tem ocupado – propor dar uma notamil dólares, para sermos mais exatos – a quem quiser fazer as malas e sair dos States pelo seu pé.

A ideia saiu da cartola de Trump no meio de discussões sobre como lidar com a imigração ilegal. A proposta seria, ao que parece, para quem não tem os papéis em ordem no país, para incentivar a malta a ir embora "voluntariamente", sem precisar de mandar correr à força ou passar por processos de deportação mais complicados e caros.

Isto é bem a cara do Trump, que sempre veio com ideias fora da caixa (e, por vezes, bem fora da caixa) para a imigração. Daquele muro na fronteira com o México aos travões nas entradas, já vimos de tudo. Agora, a ideia é pôr a mão na massa (ou, neste caso, no bolso) para despachar quem não está legal.

Mas será que esta pega? Mil dólares, não é um balúrdio, admitamos. Não dá para comprar uma casa, mas já dá para o bilhete de avião e, talvez, para alguma coisa para recomeçar, dependendo para onde se vá. Há quem diga, lá para os States e também por cá, que é atirar dinheiro para o lixo, que a malta que está lá ilegal já tem a vida feita e não vai embora só por isso. Outros coçam a cabeça a pensar na logística... quem paga isto tudo? E como é que garantem que a pessoa não volta no dia a seguir pela porta do lado?

Seu código Adsense aqui

Seja como for, a proposta está aí em cima da mesa e promete dar que falar, quer seja vista como um incentivo válido ou apenas como mais uma manobra de diversão. Mais uma volta do bilhão na política americana, com um cunho bem à Trump, que cá chegados a Portugal, olhamos e pensamos: "Eh pá... olha esta agora!"